A guerra civil do Capitão América e a Hostilidade.




Credito da Imagen: Classe Nerd

Hostilidade é uma das 9 emoções básicas humanas. Ela é um dos 3 instintos da Mente para nos defender de traumas, vivências emocionais negativas dor, feridas, ressentimentos, esteja você consciente ou não !

No filme Capitão América - Guerra civil um grupo de heróis chamados vingadores, conhecidos por serem invencíveis, entram em disputa violenta por conta de um dilema: Eles teriam que se submeter ou não ao controle do governo mundial !? Teriam que ser controlados ou não por alguém !?

A necessidade de controlar tudo ao nosso redor é um dos comportamentos  da hostilidade. Omedo de passar de novo pela experiência negativa nos dispara um instinto ilusório de querer controlar a realidade ao nosso redor para evitar que o "mal" aconteça novamente ! 

A necessidade de controlar, quando sofre reversão psíquica, um dos programas da mente humana, transformar se  em necessidade de ser controlado !
 Isso explica o fato de algumas pessoas controladoras, na área da vida, serem muito submissas em outra. 

No filme guerra civil , o Homem de Ferro liderou o grupo de quem queria ser controlado pelo governo, o Capitão América ficou do lado oposto. O histórico do homem de ferro já vinha mostrando a sensibilidade do herói aos traumas que viveu durante a batalha do filme vingadores I

Teria então, o homem de ferro, atormentado por traumas , iniciado uma guerra só para poder ser controlado por outras pessoas?

Para não sofrer e viver mais dor, é muitas vezes mais fácil, deixar nosso destino nas mãos de outras pessoas e quem faz isso normalmente  paga o preço alto da perda de liberdade ! 

Para cada pessoa que quer ser controlada sempre aparece uma outra para controlar e então a simbiose ou dependência emocional acontece, e normalmente vem junto frustração , sofrimento e infelicidade ! 

Isso talvez explique os casamentos em que uma pessoa mesmo sendo oprimida pela  outra, mas nunca consegue pedir o divórcio !